Image description

Pokemon Go também é saúde

Volta para Doctoralia Insights

Os videogames como o Pokemon Go, se forem utilizados de maneira correta, podem gerar grandes benefícios para a saúde. A Infermera Virtual nos ajuda a descobrir como este jogo pode ajudar a fomentar o exercício físico, a fortalecer os laços de família ou a melhorar a comunicação interpessoal.

 

O fenômeno

Ninguém duvida mais que o Pokémon Go tornou-se em um revulsivo para a indústria dos aplicativos móveis a nível global. Trata-se do jogo para dispositivos móveis com mais sucesso nos últimos tempos, e tem apenas um objetivo: capturar as criaturas da famosa série de desenhos animados homônima. O aplicativo conseguiu 75 milhões de descargas nas três primeiras semanas, e alcançou a ter 45 milhões de usuários ativos. A atração por um dos personagens mundialmente conhecidos e o fato do jogo ser baseado na geo-localização e na realidade virtual acertou em cheio no mercado.

Em muitas ocasiões fala-se mais sobre os efeitos negativos que os videogames podem produzir (como, por exemplo, dependência e isolamento), mas na verdade se eles forem utilizados como recursos educativos e forem ensinados para as crianças de modo correto, podem ser ferramentas bastante benéficas para elas. Esse é o caso do Pokemon Go: o app ‘obriga’ a ela mover-se, caminhar pela cidade e pelos parques, para localizar e caçar os pokémons. Este conceito é premiado, como qualquer jogo, com a recompensa de subir de níveis e tornar-se um ‘treinador’ e faz com que o aplicativo seja uma ferramenta interessante para promover hábitos saudáveis.

 

Realmente faz com que nos movamos?

pokemon_go_logo_rgb_900px_150ppi

É verdade que você pode jogar o Pokemon Go sem se mexer do sofá, mas essa não é a ideia que torna este aplicativo em um fenômeno social, pois para avançar no jogo é preciso, de maneira obrigatória, percorrer as ruas e parques de qualquer cidade do mundo. Os jogadores, ou “treinadores”, devem caminhar para acima e para abaixo para alcançar as metas que o jogo vai indicando.

bad-157437_1280
É claro que os mais expertos estarão pensando que existem truques para alterar a posição do GPS e caçar Pokémons sem nenhum esforço, mas os desenvolvedores do jogo detectam e penalizam esses usuários. Portanto, se você quiser manter sua reputação de “Mestre Pokémon”, esta opção fica fora do caminho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta característica do videogame pode ser uma ótima ocasião para que os pais fomentem atividade física entre seus filhos, saindo juntos para brincar e planejando itinerários. Como qualquer atividade física, caminhar enquanto caçamos pókemons nos fará incrementar nosso consumo calórico. A seguir, informamos os Km aproximados que devemos percorrer para alcançar um nível determinado no jogo.

 

Kms / Nível

grafic-kms
Nível 12 → 24.3 Km
Nível 20 → 68.8 Km
Nível 22 → 97.2 Km

São valores que, à primeira vista, mostram como os avanços tecnológicos contribuem a fomentar hábitos e estilos de vida saudáveis.

 

Novas estratégias para profissionais da saúde

pr-iphone-encounterO Pokemon Go também pode ser um exemplo de como os profissionais da saúde podem adicionar novas estratégias relacionadas com a saúde digital, para melhorar o atendimento que fornecem para as pessoas.

Por exemplo, um especialista poderia receitar o Pokémon Go para seus pacientes com sobrepeso ou obesidade, para evitar o sedentarismo e fomentar sua atividade física. Da mesma maneira, este jogo pode gerar novas rotinas para compartilhar tempo livre entre os membros de uma mesma família e melhorar a comunicação entre eles e seus relacionamentos interpessoais. Como se trata de um jogo que várias gerações gostam, as crianças e os mais idosos podem encontrar uma forma de entretenimento de interesse em comum, e podem gerar-se vínculos em comparação com outro tipo de videogames.
Estes são alguns dos exemplos de como um produto nascido com fins comerciais pode ser utilizado como um recurso de saúde e ser uma ferramenta bem potente para gerar hábitos saudáveis. A capacidade de influência do Pokémon Go sobre a aquisição destes hábitos de saúde entre a população é uma coisa que, em qualquer um dos casos, dependerá de muitos fatores. O fator principal será que seus desenvolvedores sejam capazes de manter o interesse social em um jogo e aplicativo que (como todas as marcas do mercado) deverá crescer ou reinventar-se. Enquanto isso, com certeza surgirão aplicativos semelhantes que tentarão copiar a receita do grande sucesso do Pokémon Go, portanto, vamos tirar proveito dele para continuar caminhando.

 

Fontes

https://www.infermeravirtual.com/esp/recursos/noticias/id:954-pokemon_go_saludable_o_peligroso

https://medium.com/achievemint/can-augmented-reality-alter-reality-quantifying-the-pok%C3%A9mon-go-effect-561bf996d4b9#.ctokwvyo1