Image description

Relatório da Doctoralia sobre Saúde e Internet 2015

Volta para Doctoralia Insights Descarregar arquivo em PDF

O “Relatório da Doctoralia sobre Saúde e Internet 2014” apresenta os resultados de um estudo realizado simultaneamente durante o mês de dezembro de 2014, na Espanha, na Itália, na França, no Brasil, no Chile, no México, na Colômbia e na Argentina.

A pesquisa foi realizada pela Doctoralia e pelo Dr. Francisco Lupiáñez-Villanueva, sócio e Diretor do Open Evidence, spin-off da Universitat Oberta de Catalunya, e foram pesquisadas mais de 4000 pessoas a nível global.

Em um contexto de crescente uso da Internet para consultas ou atividades sobre a saúde, esta pesquisa permite dimensionar este novo cenário e estabelecer comparativas entre os diversos países participantes.

1° Relatório da Doctoralia sobre Saúde e Internet 2015

 

Resumo das principais conclusões

A seguir, listam-se abaixo algumas das principais conclusões da pesquisa. O total dos resultados e os detalhes também podem ser descarregados, através do link na parte superior deste artigo.

NOVOS PERFIS DE PACIENTES 

Captura de pantalla 2015-07-03 a las 13.39.52

Os hábitos de consulta da informação na Internet estão mudando. Uma das primeiras conclusões que este estudo mostra é que a combinação do uso da Internet, dos dispositivos móbiles (como celulares móbiles ou tablets) e dos dispositivos portáteis (ou “wearables”) está facilitando a identificação de 3 tipos de perfis diferentes: ePaciente, o mPaciente e o el wPaciente. 

 

Estes três perfis têm características sociodemográficas diferentes que são pormenorizadas no relatório em anexo.

NOVOS FLUXOS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

A emergência de novos perfis de pacientes não está apenas relacionada com o uso da tecnologia, senão também com a transformação dos fluxos de informações e comunicações entre os pacientes, os profissionais e as organizações de saúde.Grf1

No relatório analisamos as diferenças de sexo, idade, nível educativo ou estado de saúde, entre outros, na hora de utilizar a Internet como uma fonte de conhecimentos sobre assuntos de saúde. Os resultados destacam que as mulheres são as que mais procuram informações relacionadas com a saúde. Além do mais, muitos usuários acabam se tornando como uma “rede” de informação, pois procuram informações para eles mesmos e também costumam fazê-lo para as pessoas próximas deles ou que estão ao seu cargo.

ALÉM DA INFORMAÇÃO

Além da procura pela informação, existe outro tipo de atividades ligadas à saúde e ao bem-estar que os usuários estão realizando na Internet. As mais importantes são a consulta de comentários de outras pessoas que contam suas experiências relacionadas com a saúde e a consulta de opiniões sobre remédios ou tratamentos. Também entra em destaque a consulta de opiniões ou revisões sobre médicos ou visitas médicas, e a busca de pessoas com o mesmo problema de saúde.

grf3

Todas essas atividades podem ser agrupadas em quatro grandes fatores que podem ser interpretados como as dimensões que impulsionam o uso da Internet em relação à saúde, além da consulta de informação. Essas dimensões agrupam as atividades relacionadas com a Experiência, a Participação, os Serviços e as Visitas.

NOVAS TENDÊNCIAS 

Com a chegada da tecnologia móbil no âmbito da saúde, há muitos aplicativos novos que foram surgindo. Agrupamos na pesquisa as atividades da mSalud em três grandes dimensões: o tracking ou monitoração, a gestão da saúde e as atividades relacionadas com o bem-estar.

Cada uma dessas dimensões incorpora várias tipologias de aplicativos da saúde:

grf2

OBSTÁCULOS E IMPACTO  

Por último, são analisados os principais obstáculos ou freios na hora de consultar ou gerar conteúdos relacionados com a saúde na Internet, bem como os benefícios que lhes fornece fazer isso.

Segundo destaca-se, a percepção desses benefícios é geralmente bem alta entre todos os usuários. A Internet lhes fornece informações sobre questões da saúde, interessam-se mais por assuntos que lhes afetam, e compartilham o conhecimento adquirido.

Para consultar os resultados completos da pesquisa, descarregue o relatório no link que você encontrará na parte superior deste texto.